Monday, 12 September 2016

Linhaça (Linum usitatissimum)

A linhaça (Linum usitatissimum) é uma semente oleaginosa que tem sido estudada por seus efeitos benéficos à saúde. É considerada um alimento funcional, pelo fato de ser uma fonte natural de fitoquímicos, apresentando alto teor de lipídeos insaturados, como o ômega-3, fibras e lignanas, sendo um alimento funcional atraente para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e por conter grande quantidade de ácido graxo α-linolênico (é a primeira maior fonte vegetal dese ácido), essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central, sendo extremamente necessário na formação das membranas celulares do cérebro.

Os sintomas de perda da bainha de mielina podem incluir deficiências sensitivas (como visão borrada), dificuldades de coordenação e locomoção; dificuldades nas funções corpóreas (por exemplo, controle insuficiente da bexiga). A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina.

Benefícios do consumo da linhaça
- Redução dos problemas cardiovasculares, por ser rica em Ômega 3, que ajuda a controlar o colesterol "ruim" (LDL);
- Combate a prisão de ventre, por seu alto teor em fibras;
- Melhora a flora intestinal "boa", o que faz com que seja também imunoestimulante e antiiinflamatória, além de melhorar a absorção dos nutrientes dos outros alimentos que consumimos;
- Controla diabetes;
- Protege o aparelho digestivo;
- Diminui os sintomas da TPM e da Menopausa, inclusive a incidência de osteoporose e câncer de mama em mulheres, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que regulam os hormônios femininos;
- Além disso, a linhaça é uma ótima aliada para quem quer perder peso! Ao consumir 1 colher de sopa de farinha de linhaça por dia, em 30 dias começam-se a notar as diferenças: redução de Índice de Massa Corporal (IMC) e de Circunferência Abdominal (CA) e, em 60 dias, nota-se também a diminuição do Colesterol "ruim" (LDL) e dos triglicerídos (TG);
- E para quem quer melhorar a aparência da pele! Pois, como regula o trato intestinal, auxilia no controle da oleosidade da pele e, consequentemente, do aparecimento de espinhas e outras irregularidades.

Como utilizar:
- Sementes inteiras: deixe uma colher de molho em duas colheres de água por 10 minutos (para "ativar") e utilize o preparado para tomar ou para acrescentar em saladas de frutas, sucos, drinks, leites vegetais, etc.
- Farinha: Preferencialmente, compre a linhaça inteira e moa-a no liquidificador um pouco antes de utilizá-la, para que não se oxide e acabe perdendo algumas de suas propriedades benéficas. Coloque a farinha em sucos e vitaminas, saladas, frutas e iogurtes ou sobre pães e geleias.
- Óleo de linhaça: Dê preferência aos prensados à frio, e utilize-os para temperar saladas ou qualquer outro preparo que não necessite calor, para evitar que se percam as propriedades.
- Chá de linhaça:
1 - 4 colheres de sopa de linhaça para um litro de água; ferver por 10 minutos e depois tomar 2 xícaras por dia.
2 - 1 xícara de linhaça para 3 de água; ferver por 10 minutos com cascas medicinais e aromáticas (canela e unha de gato, por exemplo) para obter um espessante para o Emoliente (sobre o qual falamos e ensinamos a fazer aqui);
*Note que os usos mais recomendados são das sementes cruas recém moídas ou "ativadas", pois assim garante-se que nenhuma das propriedades da linhaça se percam.

Cuidados e contraindicações
Não é indicada para crianças menores de um ano, por terem aparelho digestivo sensível, que seria sobrecarregado pelos componentes da linhaça.
Não consumir mais do que duas colheres de sopa por dia, por causar obstrução intestinal e competição por absorção de nutrientes.


Referências e maiores informações
A linhaça (Linum usitatissimum) como fonte de ácido x-linolênico na formação da bainha de mielina <http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=536879&indexSearch=ID> Acesso em 12/09/2016.

Efeitos da linhaça no perfil lipídico e antropométrico da mulher. Disponível em <http://www.cookie.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/Efeitos-da-farinha-da-linha%C3%A7a-no-perfil-lip%C3%ADdico-e-antropom%C3%A9trico-de-mulheres.pdf> acesso em 12/09/2016.

http://www.tuasaude.com/beneficios-da-semente-de-linhaca/
http://www.remedio-caseiro.com/cha-de-linhaca-beneficios-e-propriedades/
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16792-linhaca-a-semente-aliada-do-coracao-diabetes-e-da-dieta

Para entender um pouco sobre o papel da Bainha de mielina:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Bainha_de_mielina> Acesso em 12/09/2016.

Foto: http://www.remedio-caseiro.com/cha-de-linhaca-beneficios-e-propriedades/

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